4 de março de 2012

Por que o analista gráfico (ou analista técnico) deveria estudar relatórios de análise fundamentalista?


A análise gráfica (ou análise técnica, AT), tenta fazer estatísticas com base no preço e volume, para tentar prever o fluxo financeiro que pode entrar ou sair de determinado papel.

Assim, os set-ups de AT podem mostrar ao grafista tendências de baixa, alta, reversão de tendências, repiques de baixa e de alta.

Por este motivo, um mote famoso da AT é o seguinte:

“se você não pode controlar os ventos, aprenda a ajustar as velas”.

Significa que os ventos são os fluxos financeiros que entram e saem do papel. As velas são as ferramentas de AT.

E você está dentro do barco, tentando rumar para o lucro.

Mas aí é que entra a análise fundamentalista (AF): você precisa conhecer o barco para controlá-lo da melhor maneira possível.

A analogia é perfeita:  todos já falaram, ou ouviram falar, que “entrei em VALE5”, “saí de PETR4”.

Parece o mesmo que entrar em um barco (se você acha que vai a bons lugares) ou sair dele (se você acha que a canoa furou).

Os relatórios de AF podem ajudar o grafista a conhecer bem o barco em que está, para ajudá-lo a ajustar as velas da melhor maneira possível.

O melhor piloto de Fórmula 1 não é aquele que conhece profundamente o funcionamento do carro? Ele conhece os fundamentos do carro, a alma do equipamento.

O melhor analista gráfico pode ser aquele que conhece profundamente o barco, ou a empresa que está por trás da ação, para ajustar da melhor maneira possível as velas (suas ferramentas de AT).

É por isso que os relatórios desse site podem ajudar, também, aqueles que não gostam de AF e só usam a AT.

Conheça profundamente a empresa que emitiu a ação em que você investe com base na AT. Com certeza, você saberá melhor onde está pisando, ou melhor, onde está colocando seu dinheiro.

8 comentários:

  1. Anônimo4/3/12

    Balela...
    Quem conhece AT bem sabe analisar o 'barco' muito melhor do que quem diz que conhece AF.
    Me diz qual AF dizia pra sair do mercado em maio de 2008? Nenhuma... E ainda diziam que a bovespa iria a 100 mil pontos!
    Quem realmente conhece AT saiu na boa e ainda operou a descoberto o ano todo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja só: eu não quis dizer que AF é melhor do que AT. Leia bem o artigo e vc não verá menção a isso.

      Quis dizer que a AF deixa o grafista mais preparado para operar, só isso.

      Eu, que sou essencialmente AF, uso AT quando necessário: quando eu tenho tempo, uso AT para fazer trades com mini-índice do IBOV.

      Quando quero comprar uma ação, também uso a AT em complemento à AF, seja para LP ou para trades curtos.

      E a AF deu sinais, sim, antes da crise de 2008: quem faz uma boa AF precisa observar os fundamentos da economia em geral, não basta somente analisar as empresas. É muito mais difícil, exige mais preparo e mais pesquisa.

      Excluir
    2. Em complento a essa resposta. Quem usa AF, não tentou fazer nehuma previsão de onde Ibov vai parar. O analista fundamentalista não está nem aí pra isso. Além do mais quem manteve sua carteira de LP durante a crise de 2008 e aproveitou para comprar mais ações durante o periodo de baixa, recuperou a grana. Enfim, são dois pontos de vistas diferente, mas uma coisa é fato: Eu não conheço nenhum gestor de fundo de investimentos ou investidor profissional que realmente tenha feito fortuna com ações, veja bem, estou falando fortuna mesmo, que seja grafista. Conheço grafistas que ganharam dinheiro com análise técnica, mas nenhum que realmente tenha feito muta grana com isso, nehum que em um periodo maior que 5 anos tenha batido o Ibov.

      Abraço !

      Excluir
    3. Boa IA, é por aí. Veja o Lírio Parisotto: na crise de 2008 ele comprou MAIS, e não vendeu nada do que tinha. Resultado: ficou ainda mais rico. E ele cansa de falar nas palestras que só usa AF, e paga para certos consultores fazerem relatórios para ele.

      Excluir
    4. Anônimo4/3/12

      Ninguem que usa AF vai dizer pra sair do barco, a não ser que ele esteja afundando. O que ocorreu em 2008 foi que um monte de gente que usa análise tecnica vendeu suas ações bem baratas por que estavam se borrando!! Que usa AF aproveitou a baixa pra comprar mais, e com certeza no pós crise, siau com mais dinheiro que entrou.

      Agora aprente uma coisa pra não falar mais besteira:

      Quem faz previsão de onde o Ibov vai parar, é grafista! Análista fundamentalista não faz análise de mercado, faz análise de empresas, portanto eles não fazem previsão de onde estará o Ibov.

      Outra coisa, vc conhece algum gestor profissional de fundo de investimenro que seja grafista? Não existe !!!

      Já ouviu falar em W. Buffett ?? Ele nunca na vida olhou pra um grafico!!! E no Lirio Parisoto? Esse cara tem 3 bi na bolsa e nunca olhou um gráfico!!! Então cai na real, grafismo é coisa de zé mane que fica operando com trocados e nunca vai sair disso!!!

      Excluir
    5. Anônimo, não sei a quem vc se refere quando diz que alguém falou besteria.

      AF faz análise de mercado sim. Não exatamente de fluxos de dinheiro para a bolsa, mas sobre o mercado em geral, micro e macroeconômico.
      Por exemplo, grandes investidores que compram Vale5 estão sempre avaliando o mercado asiático, para tentar prever a receita e lucros da Vale no futuro.

      E outra: no mercado não existe essa de falar besteira. Não existe muito esse lance de quem está certo ou errado. Existem probabilidades (AT) e análise de fundamentos (AF).

      Lembra do caso da MNDL4 ? Sim, foi especulação, talvez fraude, sei lá. Mas ela subiu com volume, de 0,40 a 5,00. Havia volume para alguém investir 100 mil e sair um mes de pois com 1.700.000,00, sem dificuldades para vender.

      Excluir
  2. Penso da mesma maneira. Compartilhei o link do artigo em meu blog.

    Abraço,

    ResponderExcluir